Quarta-feira , 30 de julho de 2025 l por Renan Gotardo Filipe
Sob orientação da professora Patrícia Ottz, os alunos do 7º ano da EMEF Placidino Passos estão participando de uma proposta pedagógica inovadora e empolgante: a instalação de iscas para colmeias de abelhas sem ferrão, como parte do projeto de Educação Ambiental “Bosque dos Vinháticos: verde que inspira”.
A atividade integra o plano “Biopirataria nos biomas brasileiros: o caso das abelhas sem ferrão” e tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a diversidade de abelhas nativas, os riscos da biopirataria e a importância da preservação ambiental, com foco na realidade socioambiental do Rio Doce e do município de Aracruz.
Os alunos participaram ativamente de diferentes etapas da proposta, como estudo de caso sobre a abelha uruçu-capixaba, pesquisa sobre espécies relevantes para a meliponicultura, oficinas de construção dos ninhos-isca e até atividades de observação no entorno da escola, em busca de abelhas sem ferrão.
A empolgação dos estudantes foi visível em cada momento. Além de aprenderem sobre ciência, meio ambiente e cidadania, eles vivenciaram na prática a importância da preservação da fauna nativa brasileira. A instalação das iscas nas áreas verdes da escola marca o início de um processo que poderá atrair abelhas e, quem sabe, originar futuras colmeias no espaço escolar. A iniciativa tem caráter interdisciplinar e visa, ao final, despertar nos alunos uma consciência crítica sobre a valorização da biodiversidade presente em todos os biomas do Brasil.
Parabéns à professora Patrícia e aos alunos pelo envolvimento e dedicação em mais essa bela ação educativa!
Vídeos relacionados